Conheça algumas das obrigações dos síndicos.

Na administração de um condomínio, sobre o sindico recai diversas responsabilidades e obrigações como consequência do cargo.

Nesse sentido, o Código Civil, no artigo 1348, elenca algumas de suas responsabilidades. Entretanto, é importante ressaltar a legislação determina exemplificações  e, portanto, o síndico pode assumir diversas outras responsabilidades conforme o determinado pelo condomínio ou pela administradora.

Segue abaixo alguns dos deveres do síndico determinas pelo artigo 1348 do Código Civil:

  •  Representar ativa e passivamente o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns.

O síndico possui a obrigação, decorrente do cargo, de representar os condôminos em questões judiciais, assumindo a posição de defesa do condomínio e da concepção da maioria dos proprietários.

  • Dar imediato conhecimento à assembleia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio.

O síndico, como representante dos condôminos, deve exercer a transparência e evidenciar os processos judicias envolvendo o condomínio, bem como seu andamento, seja como autor ou réu.

  •  Cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações das assembleias.

As regras determinadas na assembleia e no regimento interno, caso cumpridas, permitem a organização harmônica da vida condominial. Portanto, cabe ao síndico cumprir e fazer com que os outros moradores cumpram as normas, permitindo o funcionamento pleno do condomínio.

  • Diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores.

É de interesse de todos que vivem no condomínio o cuidado do patrimônio comum. Dessa forma, o sindico deve acompanhar os itens do condomínio para manter as manutenções preventivas e periódicas em dia, além de supervisionar as melhorias que se façam necessárias.

Para mais informações, acessa o link abaixo e confira na íntegra o artigo 1348 do Código Civil Brasileiro.  https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10644341/artigo-1348-da-lei-n-10406-de-10-de-janeiro-de-2002

Fale Conosco

 

31 3831 2048
31 3834 5418

R. Dona Modestina, nº 282
14 de Fevereiro - Itabira / MG

CEP: 35900-238